quinta-feira, 29 de março de 2012

OS CAMISAS-PARDAS


Imagine que um dia chegue um colega novo na sua turma. Ele tem o cabelo raspado, é muito sério e veste sempre camisa-parda. No começo, uma porção de colegas acham graça e caçoam do seu jeito "estranho", aos poucos, vão se acostumando com o colega. Um ou outro aluno começa a conversar com ele. Apesar da pouco idade, o novo aluno tem convicções muito solidas e, como tantos jovens. Odeia os politicos. Os olhos brilham quando fala de seus ideias, do sonho de mudar o nosso país para melhor. Quem ouve chega a ficar arrepiado. "puxa, o cara tem razão em uma porção de coisas. Nosso país tem de mudar mesmo. Não podemos confiar nisso que está aí".
Dias depois, outro dois colegas também estão vestindo a camisa-parda, e na semana seguinte mais dois.
Um menino faz piadas a respeito. Ele é o mais divertido da sala, sempre brinca com os outros. mais um dia falta á aula e logo corre o boato de que ele levou uma surra de um grupo de rapazes de camisa-parda. Será verdade ? o fato é que na semana seguinte os pais levaram o colega piadista para outra escola. Dizem que ainda está todo machucado. Um arrepio corre pela turma.
Já são dez colegas vestidos de camisa-parda, na turma de 35 alunos, os camisas-pardas são minoria, mais todos têm medo deles. Eles mandam na turma. E sentem orgulho disso.
O que você pensa dessa historinha. Amigo leitor ?
Imagine que a escola sejá uma miniatura de sociedade. Você consegue imaginar essa histórinha como resumo de um grande acontecimento político ? pois a história da tomada do poder pelos nazi-fascistas foi semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário